Ensino Médio

 

ENSINO MÉDIO

Com as variadas transformações que ocorrem no mundo atual (de ordem econômica, política, social, ideológica), a escola, como instituição de ensino e de práticas educacionais, depara-se com inúmeros desafios, pondo em risco a sua ação frente às exigências que surgem. Desta maneira, os profissionais do Sistema Educacional precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, que promova o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos. Fazer a sincronia de fatos, saberes, conhecimentos, situações, acontecimentos, que ora se articulam, ora se superpõem ou se contrapõem, exige uma sabedoria adquirida, muito provavelmente, em diversas pontes: na relação com Deus, na família, na escola, nas relações interpessoais, na formação do profissional, na instituição, na experiência cotidiana.

Para se ter uma educação que garanta o desenvolvimento holístico do aluno, não basta apenas ensinar / transmitir conhecimentos acadêmicos, é preciso desenvolver o ser integral, que pensa, que sente, que interage, que aprende, que ensina e que, sobretudo, tem uma vida espiritual, que carece de ensinos bíblicos, o que com certeza, colabora para a sua formação não apenas cognitiva, mas prepara um ser mais resiliente para conviver em sociedade.

 

Proposta Educacional do IPSG (Ensino Médio) em Parceria com o SAS.

A filosofia.

O IPSG é compromissado com o ensino de excelência e preocupa-se em formar o aluno numa perspectiva peculiar das três relações fundamentais do ser humano: a relação com Deus, a relação com o próximo e a relação com o mundo, o cosmos em que vivemos.

 

O modelo pedagógico / Proposta Curricular / Material Pedagógico SAS

O modelo pedagógico do SAS para o Ensino Médio é embasado nas matrizes curriculares do ENEM e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) que apostam em um ensino mais geral, polivalente e flexível, propondo um currículo dividido em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias; abrangendo disciplinas entendidas como mais afins entre si.

Sintetizando, pode-se afirmar que há uma mudança na lógica de organização curricular. O foco agora é a aprendizagem e não no ensino. E, isso implica no desenvolvimento de um currículo integrado, e, portanto, na mobilização de diferentes saberes e fazeres docentes e discentes.

Em sala de aula, a efetivação desse currículo se dá, à medida que uma abordagem pedagógica relacional é desenvolvida, de maneira que o todo e a parte, são abordados de forma integradora, problematizada e contextualizada. Nesse contexto, o aluno é entendido como sujeito ativo de seu processo de aprender à medida que é capaz de elaborar hipóteses, interpretar dados e fatos, propor soluções, enfim mobilizar diferentes saberes, competências e habilidades na tentativa de responder aos desafios que lhe são impostos cotidianamente.

As coleções SAS apresentam de forma profunda e contextualizada todos os objetos do conhecimento determinados pelo ENEM, assim como os conteúdos exigidos pelos vestibulares tradicionais. O material didático é composto pelos livros integrados e seus suplementos. Sua organização pedagógica é efetuada aula a aula, facilitando o acompanhamento do conteúdo programático. Cada aula é identificada por um ícone de referência destacando a habilidade e a competência daquele objeto do conhecimento a ser estudado. As habilidades e competências são contempladas em todas as situações-problema propostas nos exercícios.

 

                          

MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (MOCHILA)
01- Mochila
01- Lancheira (sempre colocar guardanapos de tecidos)
01- Estojo completo (2 lápis de escrever, borracha, apontador com depósito)
01- Pasta fina com elástico
01- Copo plástico
01- Garrafinha para água (uso diário)
01- Toalhinha de tecido
01- Muda completa de roupa (ir repondo conforme a solicitação da Prof.ª)

MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL (CAIXA)
01- Caixa de camisa encapada
01- Caderno grande, capa dura (96 folhas)
01- Caderno grande, capa dura (50 folhas)
01- Tesoura com ponta redonda
01- Caixa de giz de cera grosso
04- Tubos de cola branca (90 g)
04- Borrachas brancas e macias
05- Lápis de escrever
01- Estojo de canetinhas compactor (12 cores)
01- Caixa de lápis de cor (24 cores)
01- Caixa de tinta guache (12 cores)
02- Tubos de cola glitter (incolor)
01- Apontador com depósito
01- Avental plástico
02- Pinceis para pintura (médio e grosso)
01- Alfabeto móvel (EVA ou madeira)
03- Caixas de massinha para modelar (soft)
01- Caixa de tintas para o rosto
01- Pacote de palito de picolé
01- Saquinho com lantejoulas
01- Tela para pintura (20 x 20)
01 metro- TNT azul
02- Escovas de dente com porta-escova
02- Cremes dentais infantil
02- Sabonetes líquido
01- Brinquedo pedagógico (encaixe, blocos, montagens, construção?)
01- Rolo pequeno de barbante
01- Novelo de lã
01- Embalagem de lenços umedecidos

MATERIAIS DE USO COLETIVO
02- Folhas de EVA felpudo (cores variadas)
02- Folhas de EVA (estampadas)
02- Folhas de cartolina branca
02- Folhas de papel color set (cores variadas)
01- Bloco de papel colorido (Canson)
01- Refil de cola quente
01- Livro literário de acordo com a faixa etária
02- Gibis
02- Folhas de papel de presente
01- Resma de papel sulfite A4 (500 folhas)
01- Fita crepe
01- Caneta preta para retroprojetor
01- Pincel para quadro branco (qualquer cor)

Agenda da escola: Deve ser adquirida no ato da matrícula.

Livros didáticos: O material do Sistema Mackenzie de Ensino, bem como o livro de Educação Cristã, devem ser encomendados na secretaria da escola, já no ato da matrícula.

ORIENTAÇÕES:
Todo o material de uso individual e coletivo deverá conter o nome do aluno.
A entrega dos materiais individuais e coletivos deverá acontecer no dia 21 e 22 de janeiro de 2015.
Haverá uma reunião de pais e professora, no dia 23/01, às 13h, para que as informações sobre a série sejam dadas e as dúvidas sejam esclarecidas.