Pró Memória

Registrado na Diretoria Geral de Educação do Estado de Goiás, com o nome de ESCOLA EVANGÉLICA DE JATAÍ, em 10 de junho de 1942, nesta época o pastor da Igreja Presbiteriana de Jataí era o missionário norte-americano Rev. ROBERTO LODWICK. Com a responsabilidade de ministrar o ensino primário, D. Loide Emerick foi a primeira professora.

Em 1947, uma comissão designada pela Missão Presbiteriana do Brasil Central, com sede em São Paulo, esteve em Jataí fazendo um levantamento com vistas a ampliação da Escola Primária e a criação de um Curso Normal Regional para formação de professores para a zona rural.

Em 1948, como resultado do levantamento do ano anterior, chega a Jataí o casal Dr. Samuel Graham e D. Ruth Graham para dar início ao trabalho de criação do Curso Normal Regional e a construção da sede própria onde deveriam funcionar todos os cursos. Após muita procura e umas séries de dificuldades, inclusive de ordem religiosa, conseguem adquirir uma área de 12 (doze) alqueires, localizada na parte alta da cidade, onde estão hoje todas as dependências do Instituto Samuel Graham.

No dia 12 de agosto de 1952, quando viajavam em busca de novos recursos para continuidade das obras de construção, faleceu em desastre de avião o Dr. Samuel Graham, grande batalhador em prol da ampliação da ?Escola Evangélica de Jataí?, que logo após a sua morte recebeu o nome de Instituto Samuel Graham, numa homenagem justa e merecida. Todavia o trabalho não parou com a morte do Dr. Samuel Graham. Sua esposa, Dona Ruth Graham, inspirada no sublima ideal de servir, continuou o trabalho, com a construção de novos prédios e criação de novos cursos.

Em 1953 foi criado e instalado o Curso Normal Regional que funcionou até 1962. Em 1960 foi criado o Curso Ginasial e em 1964 o Curso Normal Colegial, em nível de 2° Grau.

No ano de 1962 foi criado e instalado o Conselho Deliberativo do Instituto Samuel Graham, órgão responsável pela administração da Instituição; constituído de representantes da Igreja Presbiteriana de Jataí, do Presbitério e Sínodo aos.

Desde sua fundação até dezembro de 1970, funcionou em regime totalmente particular, tendo como entidade mantenedora a Missão Presbiteriana do Brasil Central. Em 197l, visando uma assistência mais ampla à comunidade Jataiense, é celebrado um convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, passando a funcionar em regime de Escola Conveniada, para os cursos de 1° Grau e de Técnico em Magistério.

No início de 1977, atendendo solicitação de representantes da Comunidade Jataiense, cria-se e instala-se o Curso de Habilitação Básica em Saúde em nível de 2° Grau, com vistas ao melhor preparo dos estudantes para o concurso vestibular, tendo conseguido grande índice de aprovação nos vestibulares de todo país. E, para melhor atender nossos jovens a escola implantou no ano de 1990, uma nova Grade Curricular, mais atualizada e moderna com o objetivo de melhor preparar nossos alunos para o vestibular.

Em 03 de julho de 1977, a Comissão de Missão e Relações Ecumênica da Igreja Presbiteriana Unida nos Estados Unidos da América, através de seu procurador Reverendo James N. Wright transfere o Instituto Samuel Graham todos os bens móveis e imóveis, passando o Instituto a ser proprietário exclusivo de todo o patrimônio antes pertencente a instituição Norte Americana acima citada.

Hoje aos 66 anos de existência o Instituto Samuel Graham atende cerda de 1700 alunos na área conveniada e mais de 500 nos cursos INVEST e INVEST JÚNIOR, contando com a melhor área escolar e um dos mais bem formados corpos docentes da cidade de Jataí.

Suas instalações contam com 23 salas de aulas, uma sala especial para Ciências a qual está preparada para Vídeo Cassete, Retroprojetor e Slides, um Laboratório de Informática com 15 computadores conectados à internet, uma Biblioteca com aproximadamente 6200 (seis mil e duzentos) volumes, salas para administração, 1 auditório com capacidade para 568 pessoas, praças de esportes contando com quadra de areia, três quadras esportivas, um ginásio coberto, tudo distribuído em uma área verde totalmente preservada de mais de 100 mil metros quadrados.

Atualmente o ISG ministra os seguintes cursos: na área conveniada; Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. E na área particular: Invest Júnior: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e, Invest: Ensino Médio de 1º ao 3º ano.

O Instituto Samuel Graham teve ao longo dos anos os seguintes diretores: casal Samuel Graham, Roberto Lodwick, Jorge Glass, Reverendo James W. Buyers. Rev. Abmael Etz Rodrigues, Rev. Eliézer Tavares de Jesus, Rev. José Inocêncio de Lima, Prof. Izaltino Gonçalves Guimarães, Prof. Takio Sakai, Prof. Uriel Emerick, Prof. Gilásio Sousa Santos, Prof. Uriel Emerick, Prof. Alírio Ferreira Chagas, Presb. Omar Gouveia de Morais e atualmente a instituição é dirigida pelo Eng. Neftali Rodrigues dos Reis.

Como parte da sua filosofia educacional o ISG mantêm um serviço permanente de capelania com a finalidade de oferecer um serviço de assistência e orientação espiritual aos nossos alunos, funcionários e familiares e uma formação Cristã solidamente firmada nas Escrituras Sagradas da Bíblia, de onde emana seu lema: ?E a verdade vos libertará? (João 8:32).

Desde de 1983, estiveram à frente da Capelania do ISG os seguintes pastores: Rev. José Carlos Potenciano, Rev. João Marcos de Melo Silva, Rev. Jurandir Orestes de Menezes, Rev. Joênio Barbosa Barros, Rev. Jonas Cândido Ferreira e atualmente o Presb. Fabrício Cabral.

Em toda a sua história, o Instituto Samuel Graham tem primado por um trabalho sério e responsável, procurando dar às crianças, jovens e adultos uma educação sadia com base nos ensinamentos Sagrados de Nosso SENHOR JESUS CRISTO.