Ensino Fundamental Anos Iniciais.

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4º Ano

5

5º Ano

Proposta Pedagógica SAS – Anos Iniciais

O IPSG trabalha com o SAS nos Anos Iniciais. A proposta pedagógica do IPSG para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem como foco o desenvolvimento integral do estudante, valorizando a construção do conhecimento, o pensamento crítico e a formação de valores. Por meio de uma metodologia dinâmica e integrada ao SAS, o objetivo principal é promover um ensino de qualidade que estimula a curiosidade, a autonomia e o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem.


Com materiais didáticos atualizados e recursos digitais interativos, o sistema proporciona experiências significativas em todas as áreas do conhecimento, favorecendo o aprendizado de forma contextualizada e prazerosa. O acompanhamento contínuo da aprendizagem, aliado à formação constante dos professores, garante um processo educativo consistente e alinhado às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Nos Anos Iniciais, o SAS estimula o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, do raciocínio lógico, da sensibilidade artística e da convivência social, respeitando o ritmo e as potencialidades de cada aluno. O objetivo é formar crianças seguras, criativas e comprometidas com o aprendizado, capazes de compreender o mundo ao seu redor e de atuar de maneira ética e responsável na sociedade.


Quem é o aluno do século XXI?


As mudanças no perfil das novas gerações são impactadas pelas transformações socioculturais e, principalmente, pela crescente inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana, que influenciam as formas de comunicação e as relações entre as pessoas.


Essa perspectiva leva a compreender o aluno do século XXI, uma vez que, como sujeito social, esse aluno se constitui pelas significações das ferramentas e representações culturais, pelo conjunto de saberes, repertórios, valores e práticas dados pela cultura e pelos processos de socialização oriundos das interações com os pares e com os adultos.


O aluno é, pois, um sujeito ativo, cognoscente, operativo, que constrói o conhecimento em um processo dinâmico, com etapas encadeadas de adaptação à realidade e pela ação e criação de suas próprias teorias sobre o mundo. Ele desenvolve a comunicação, a linguagem, o raciocínio e a formação de conceitos, primeiro, em um contexto social (interpessoal) e, mais tarde, interioriza-os. Isso significa que as funções psicológicas superiores, como as mencionadas, originam-se nas relações entre as pessoas e são internalizadas como produto dessas relações.


As condições contemporâneas da vida mental estão fortemente influenciadas pelas tecnologias, pela indústria da comunicação, pela velocidade e instantaneidade que caracterizam o modo de ser e de estar no mundo. Os efeitos dessas condições se fazem notar nos alunos, que tendem a ser mais imediatistas, com pouca consciência de si e dos outros, o que os leva a desenvolver um sentimento de instabilidade, de incerteza, de insegurança e de certa angústia.


Diante desse cenário, faz-se necessário desenvolver, nos alunos, não apenas a dimensão cognitiva, mas, sobretudo, as competências interpessoais, intrapessoais e socioemocionais. Pesquisas educacionais em diferentes países têm reconhecido a importância de uma formação integral, em que os valores éticos e estéticos, o pensamento crítico e a resolução de problemas sejam mobilizados nos processos de aprendizagem.


Aprender a trabalhar em grupo – colaborativamente, comunicando ideias, trocando informações e saberes – contribui para desenvolver a empatia, a confiança em si e nos demais e a busca coletiva para a resolução de problemas. Desenvolver uma consciência globalizada favorece a relação e a aceitação de outras culturas, ampliando a capacidade de se ver como parte de um mundo em constante transformação. O pensamento crítico, a postura proativa e a abertura para o novo são competências fundamentais para lidar com as incertezas e as complexidades da vida em sociedade, que se organiza de maneira mais fluida e dinâmica a cada dia. O conceito de aprender a aprender torna-se fundamental para que o aluno construa seus próprios recursos e identifique as habilidades e os interesses que contribuam para resolver problemas e para se aprofundar em aspectos que o levem a compreender seus próprios processos e objetivos pessoais. Os sensos criativo, ético e estético se destacam ao oferecer a capacidade de avaliar, discernir e apreciar diferentes situações do cotidiano.


A evidência desse cenário globalizado, multifacetado e dinâmico leva à compreensão de que o processo de conhecimento é colaborativo, e o aluno, como protagonista, aprende em um ambiente rico em interações.


O QUE TEMOS NA PLATAFORMA SAS PARA OS ANOS INICIAIS


    • Acompanhamento da aprendizagem
    • Liga das Corujinhas
    • SASTV
    • Era uma vez...
    • Clássicos Infantis
    • Cantigas populares e áudios em Inglês
    • Hora da Escuta
    • Estante de Conteúdo
    • Atividades e avaliações da escola
    • Avaliações SAS
    • Eureka!
    • Arena Ancestral

Como a escola trabalha com esses alunos?


Com base no desenvolvimento integral dos alunos — nas habilidades, na responsabilidade, na formação de valores e na consciência crítica — propõe-se despertar o compromisso com um modo de viver cristão, formando indivíduos capazes de servir a Deus, ao próximo e à sociedade.


A escola evangélica do século XXI não foge da tecnologia – ela a disciplina, redime e integra à formação Cristã. O desafio é formar nativos digitais que também sejam discípulos de Cristo, preparados para viver e servir com sabedoria no mundo conectado.


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
2 Timóteo 3:16-17