Ensino Médio.

Com as variadas transformações que ocorrem no mundo atual (de ordem econômica, política, social, ideológica), a escola, como instituição de ensino e de práticas educacionais, depara-se com inúmeros desafios, pondo em risco a sua ação frente às exigências que surgem. Desta maneira, os profissionais do Sistema Educacional precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, que promova o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos. Fazer a sincronia de fatos, saberes, conhecimentos, situações, acontecimentos, que ora se articulam, ora se superpõem ou se contrapõem, exige uma sabedoria adquirida, muito provavelmente, em diversas pontes: na relação com Deus, na família, na escola, nas relações interpessoais, na formação do profissional, na instituição, na experiência cotidiana.


Para se ter uma educação que garanta o desenvolvimento holístico do aluno, não basta apenas ensinar / transmitir conhecimentos acadêmicos, é preciso desenvolver o ser integral, que pensa, que sente, que interage, que aprende, que ensina e que, sobretudo, tem uma vida espiritual, que carece de ensinos bíblicos, o que com certeza, colabora para a sua formação não apenas cognitiva, mas prepara um ser mais resiliente para conviver em sociedade.


A filosofia.




O IPSG é compromissado com o ensino de excelência e preocupa-se em formar o aluno numa perspectiva peculiar das três relações fundamentais do ser humano: a relação com Deus, a relação com o próximo e a relação com o mundo, o cosmos em que vivemos.





O modelo pedagógico
Proposta Curricular
Material Pedagógico SAS.




O modelo pedagógico do SAS para o Ensino Médio é embasado nas matrizes curriculares do ENEM e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) que apostam em um ensino mais geral, polivalente e flexível, propondo um currículo dividido em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias; abrangendo disciplinas entendidas como mais afins entre si.

Sintetizando, pode-se afirmar que há uma mudança na lógica de organização curricular. O foco agora é a aprendizagem e não no ensino. E, isso implica no desenvolvimento de um currículo integrado, e, portanto, na mobilização de diferentes saberes e fazeres docentes e discentes.

Em sala de aula, a efetivação desse currículo se dá, à medida que uma abordagem pedagógica relacional é desenvolvida, de maneira que o todo e a parte, são abordados de forma integradora, problematizada e contextualizada. Nesse contexto, o aluno é entendido como sujeito ativo de seu processo de aprender à medida que é capaz de elaborar hipóteses, interpretar dados e fatos, propor soluções, enfim mobilizar diferentes saberes, competências e habilidades na tentativa de responder aos desafios que lhe são impostos cotidianamente.

As coleções SAS apresentam de forma profunda e contextualizada todos os objetos do conhecimento determinados pelo ENEM, assim como os conteúdos exigidos pelos vestibulares tradicionais. O material didático é composto pelos livros integrados e seus suplementos. Sua organização pedagógica é efetuada aula a aula, facilitando o acompanhamento do conteúdo programático. Cada aula é identificada por um ícone de referência destacando a habilidade e a competência daquele objeto do conhecimento a ser estudado. As habilidades e competências são contempladas em todas as situações-problema propostas nos exercícios.