O ensino.
Educação Infantil
Proposta Pedagógica:
Em conformidade com o que estabelece a lei e mantendo o seu compromisso de conservar a sua tradição atemporal, renovando, todavia, a sua ação no cotidiano escolar, o Sistema Mackenzie de Ensino busca:
a) no âmbito cognitivo: promover a excelência acadêmica, desenvolvendo no educando o pensamento lógico, o interesse pela pesquisa científica, o conhecimento de suas próprias aptidões, tendo como meta as suas possibilidades vocacionais;
b) no âmbito ético-valorativo: contribuir para a formação de um aluno-cidadão que compreenda o valor e a dignidade do ser humano e que, por isso, empenhar-se-á na luta para promover os ideais de liberdade, igualdade, justiça, responsabilidade, honestidade e respeito;
c) no âmbito pessoal: contribuir para que o aluno desenvolva seu potencial individual, como ser criado à imagem e semelhança de Deus, dotado de espírito investigador, criativo e sensível à apreciação estética;
d) no âmbito social: encorajar o estudante a desenvolver espírito de cooperação, solidariedade, auto-disciplina e respeito próprio, ao outro como criatura de Deus e ao contexto social, assumindo suas responsabilidades como cidadão consciente na construção de uma sociedade mais justa e solidária;
e) no âmbito espiritual: ajudar o aluno a desenvolver uma visão de mundo informada e transformada pelas verdades da Bíblia.
O Modelo Pedagógico:
O modelo pedagógico adotado nesta Proposta Educacional é o cognitivo-interacionista, que trabalha com o conceito de conhecimento transmitido em uma base de raciocínio dedutivo, associado ao método indutivo da construção do entendimento, na interação do aluno com o objeto do conhecimento, mediante a orientação e intervenção do professor .
O modelo adotado substitui a emancipação de matérias desvinculadas entre si e o pragmatismo de um aprendizado centrado unicamente na iniciativa do aluno, por uma pedagogia que associa saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais, de modo a favorecer o crescimento pleno do aluno, por ter como foco não apenas a aprendizagem, mas a formação integral do ser.
Trata-se, portanto, de modelo interativo, que é dirigido pelo professor, mas envolve o aluno continuamente na atividade mental (processamento); emprega uma metodologia exploratória (descoberta, investigação) e explanatória (orientação, exposição). O professor oferece uma estrutura e informações para cada objetivo educacional. Conceitos, princípios e conclusões resultam de contribuições do professor e raciocínio do aluno, estimulado por atividades preparadas pelo professor e por questões relacionadas às informações fornecidas. O currículo é estruturado de modo a abranger a orientação das Diretrizes Nacionais Curriculares, que propõem um currículo:
- focado nas competências básicas;
- organizado por área de conhecimento;
- estruturado a partir de princípios pedagógicos da contextualização ? relação teoria e prática, e interdisciplinaridade ? diálogo entre os conhecimentos.
A Educação Infantil é etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral da criança; os estímulos que recebe nos primeiros anos de vida definem muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento. Tem como objetivo a socialização do aluno pela ampliação das experiências às quais as crianças têm acesso na escola, buscando uma racionalização e reorganização da sua experiência cotidiana . Busca transmitir conhecimento, contemplando elementos que constituirão a base de referência para que os alunos, à medida que caminhem nas etapas subsequentes do seu processo de formação, venham a ser capazes de responder às grandes questões sobre Deus, realidade, verdade, conhecimento, cosmos, ser humano, ética, direito, vida, morte e história. Nessa direção, a criança deve ser levada a dar os primeiros passos na formação da cosmovisão cristã de mundo, adaptada à sua etapa de desenvolvimento, obedecendo-se ao princípio bíblico de que a criança, ensinada no caminho em que deve andar, não se desviará dele durante toda sua vida até a velhice.
Dentro desta perspectiva, a Educação Infantil busca desenvolver na criança a vivência em diferentes tipos de linguagem (linguagem oral, escrita, simbólica, visual, tátil, pictórica, cênica etc.) e, deste modo, proporcionar condições para que ela possa se expressar, bem como se comunicar de diversas maneiras com o mundo que a cerca. Entre os meios utilizados para tal, e visando à preparação dos alunos para a etapa seguinte de sua formação, despertar-se-á neles o interesse por histórias contadas ou lidas pelo educador, para que, por meio da imaginação, possam vivenciar emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia, conhecendo lugares, tempos e costumes diferentes dos seus e da sua comunidade, possibilitando o resgate de valores, ajudando a desenvolver traços fundamentais de caráter e favorecendo a formação da cidadania.
Ensino Fundamental
Fazer educação! Construindo uma inter-relação com a escola como a possibilidade de compreender o mundo e, de compreender a si mesmo.
Viver a escola! Para desenvolver nos alunos a reflexividade.
Ajuda-los a pensar sobre o seu pensar, para dar sentido a cada ato cotidiano.
No Fundamento, os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são organizados de modo a somar o saber do aluno e o conhecimento que se pretende construir por meio da aprendizagem interdisciplinar.
Dividido em Fundamental 1 e Fundamental 2, nosso material abrange os nove anos do Ensino Fundamental por meio de um conteúdo interdisciplinar que envolve conceitos, procedimentos e atitudes, rigor conceitual e clareza didática, o que torna o ensino atraente e dinâmico.
Os textos escritos são acompanhados por esquemas, mapas, gráficos, desenhos e fotos que ampliam as referências culturais e a ?leitura do mundo? dos alunos.
As atividades propostas são desafiadoras e interessantes, desenvolvendo as diferentes habilidades do aluno por meio da pesquisa como eixo de formação.
As propostas extraclasse são sugeridas, deixando o professor livre para integrá-las em seu planejamento no momento mais oportuno.
Sendo assim acreditamos que o aluno do Instituto Presbiteriano Samuel Graham terá condições de assumir o seu papel no processo de ensino-aprendizagem, buscando no conhecimento, a capacidade de resolução de problemas.